Prefeitura garante segurança e transparência na apuração da eleição para conselheiro tutelar

Neste domingo, 1º de outubro, ocorre a eleição para 40 novos conselheiros tutelares de Belém, coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac), com o apoio da Prefeitura de Belém, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e do Ministério Público do Pará (MPPA).

Para mais segurança e agilidade no processo de apuração dos votos, a Prefeitura, por meio da Companhia de Tecnologia da Informação (Cinbesa), desenvolveu o sistema Apurav e já instalou três rádios wifi de alta performance ligados à fibra óptica, com velocidade de saída de 01 Gigabyte, na escola municipal Benvinda de França Messias, bairro de São Brás, sede de apuração.

Além disso, foi criada uma rede única que atenderá exclusivamente ao processo de apuração, conforme as boas práticas em tecnologia da informação recomendam.

Sistema Apurav

Com a disponibilização de 310 urnas eletrônicas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará, foi necessário o desenvolvimento de um sistema específico para garantir a transparência e segurança ao resultado.

Para tanto, a Cinbesa desenvolveu o Apurav, sistema que será usado na apuração das urnas eletrônicas por meio da leitura dos QR Codes contidos nos Boletins de Urna (BU), que são impressos por cada urna ao fim da votação e contém o quantitativo de votos computados por candidato, além de outras informações relativas aos polos e sessões de votação.

Após a leitura, integrantes da comissão eleitoral confirmam que os dados estão realmente corretos, e depois de confirmados duas vezes pela mesa de apuração, os dados são inseridos diretamente no sistema.

Segurança e Transparência

O desenvolvimento do Apurav seguiu critérios de segurança, com uso de dados criptografados, e no dia da apuração o acesso ao sistema será restrito a determinados usuários.

A leitura automatizada dos QR Codes pelo Apurav também dará mais agilidade ao processo de apuração, previsto para se encerrar à meia-noite, no máximo. Na última eleição para conselheiros tutelares, como as informações dos BUs eram incluídas manualmente, uma a uma no sistema então utilizado, o processo se encerrou às 4h da manhã.

Com o objetivo de dar mais transparência ao pleito, a Cinbesa também desenvolveu um ambiente para acompanhamento da apuração em tempo real, que será disponibilizado na sede de apuração assim como pelo site do Comdac, para que todas as pessoas possam visualizar a posição e o percentual de votos por candidato, além do número de votos por região em tempo real.

Como afirma o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac), Muller Maia, “o desenvolvimento do sistema Apurav e a exibição em tempo real da apuração é muito importante e mostra a importância da eleição unificada e o desempenho dos órgãos da Prefeitura envolvidos na eleição”.

Eleição para Conselheiro Tutelar

Com início às 8h e término às 17h, a eleição terá 61 polos de votação distribuídos pelos oito distritos administrativos da capital – Dagua, Daico, Daent, Dasac, Daout, Damos, Daben e Dabel – sendo 31 dos pontos sediados em escolas municipais.

Podem votar todos os cidadãos a partir de 16 anos, que devem apresentar no ato o título eleitoral e documento de identificação oficial com foto.