Transformação digital da Prefeitura deve se beneficiar com novos produtos tecnológicos

Garantir mais agilidade e segurança no uso de sites da Prefeitura de Belém é uma das premissas da transformação digital promovida pelo Governo Municipal que se pauta pelos princípios da sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG).

Com este objetivo, representantes da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) reuniram-se para a apresentação de soluções tecnológicas que garantirão à população melhorias no acesso e atendimento em sites e sistemas dos órgãos municipais.

“Estes produtos representarão avanços na transformação digital de Belém, proporcionando mais segurança no acesso à base do banco de dados do município. Estas novas tecnologias devem impactar positivamente a gestão municipal, alavancando a arrecadação tributária e melhorando o atendimento à população que acessa sites e sistemas governamentais”, afirma o Diretor-Presidente da Cinbesa, Antônio Paracampo.

Também representantes da Prefeitura, participaram da reunião o Diretor de Sistemas da Informação da Cinbesa, Valber Braga Cordeiro, o Diretor-Geral da Sefin, Mauro Gaia, e o Assessor de Inovação Digital da Companhia, Mariano Siqueira.

A Cinbesa e o Serpro já vêm discutindo soluções tecnológicas desde meados de 2023. “A intenção é que possamos desenvolver essa parceria com a possibilidade de soluções tecnológicas. Discutimos uma solução relacionada a cadastros de CPF e CNPJ mediante a autorização da Receita Federal e uma solução de acesso com certificação em nuvem”, explica o consultor de negócios do Serpro, Luiz Pedro Silva Santos.

Representantes do Serpro, o Supervisor da Divisão de Governança e Gestão de Segurança da Informação, Marcelo Lobo, e o Analista de Negócios, Pedro Salviano, apresentaram o Neosigner, que visa agilizar o recolhimento de assinaturas digitais em documentos diversos, como por exemplo contratos e atas de reuniões, por meio de smartphone, tablet ou computador, com processo criptografado e trilha de auditoria.

A plataforma de segurança em nuvem GovShield que promove a segurança cibernética, evita invasão e ataques hackers a sites, com o diferencial de ter implementação ágil e gerenciamento sem necessidade de equipes de TI ou segurança dedicada.

As ferramentas Datavalid e BioValid possibilitam que cidadãos realizem prova de vida, de forma estática ou dinâmica com movimentação de rosto, e certificam a identidade por meio de conferência em base de dados, sendo relevantes para combater fraudes.