Prefeitura de Belém e ORF America selam parceria que deve impactar mercado de trabalho em tecnologia

Nesta quinta-feira, 13, representantes da Companhia de Tecnologia da Informação (Cinbesa) e da Secretaria de Planejamento e Gestão (Segep) da Prefeitura de Belém fizeram uma reunião técnica com dirigente da organização não-governamental internacional Observer Research Foundation America (ORF America), afiliada à ORF matriz sediada na Índia.

Plataforma – A reunião marca o início das negociações para implantação de uma plataforma, que disponibilizará ao mercado de trabalho – público ou privado – informações seguras e diversas de perfis de profissionais da área de tecnologia, formados em parcerias pelos entes federativos e privados.

Com a plataforma, o mercado poderá absorver com mais eficiência os profissionais existentes, além de possibilitar o ingresso dos novos profissionais gerados em diversos programas públicos de formação tecnológica. A Cinbesa), órgão responsável pelos desenvolvimentos de sistemas e em infraestrutura da municipalidade, faz parte da cooperação.

“A intenção é de desenvolver, ao longo dos próximos dois anos, um plano de capacitação de infraestrutura digital pública”, afirma o pesquisador da ORF America, Anit Mukherjee.

Também participaram da reunião técnica, representantes da Fundação Cultural do Pará (FCP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Formação – Atualmente, a Cinbesa promove atualizações na formação de todos os seus profissionais de sistemas e tecnologia da informação, e em breve hospedará a plataforma de serviços cooperativos, onde será possível localizar profissionais das áreas de tecnologia, de modo que a indústria e o mercado possam acessar informações sobre esses profissionais, com certificados devidamente validados. A plataforma atenderá tanto empresas públicas quanto privadas.

“Com esta rede de trabalho colaborativa, as empresas e órgãos públicos poderão acessar informações de profissionais com seus certificados validados, tornando mais eficiente sua absorção pelo mercado, de acordo com seus perfis de formação”, afirma o presidente da Cinbesa, Antônio Paracampo.

Parcerias entre Brasil e Índia

A formação tecnológica desses profissionais caberá à própria PMB, por meio da Segep, assim como pela Fiepa e Senac. A parceria é possível, pois Brasil e Índia – sede da ORF – são dois países do sul global, que possuem amplo conhecimento na área de tecnologia e a implantação de um novo sistema de rede aberta deve promover três eixos que serão trabalhados em conjunto: economia digital, política pública e justiça social.

COP-30 – A cooperação tem motivo especial, já que Belém sediará, em 2025, a Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será uma grande oportunidade para o Brasil e outros países do sul global. “Belém vai ser o centro das atenções, por isso, há a necessidade de pessoas capacitadas para gerenciar este grande evento”, afirma Anit Mukherjee.