O que você procura?

Parceria entre Prefeitura de Belém e Serpro rende avanços tecnológicos e participação em fórum de tecnologia

• Atualizado há 8 meses ago

A tecnologia está presente nas ações da Prefeitura de Belém, seja nos sistemas que auxiliam programas e projetos, seja no parque tecnológico que garante a conectividade e o armazenamento de dados. Pautada nessa linha, a Companhia de Tecnologia da Informação (Cinbesa) se reuniu, nesta terça-feira, 22, com representante do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), maior empresa pública de prestação de serviços de tecnologia da informação e principal provedor de soluções tecnológicas para o Estado brasileiro.

Parceria

Como resultado da reunião, houve a firmação de uma parceria entre as instituições, para duas soluções tecnológicas do Serpro de tipo Interface de Programação de Aplicação (API): Consulta CPF e Consulta CNPJ, necessárias para a integração dos sistemas da Cinbesa com banco de dados mantidos pela empresa pública, garantindo a automatização de processos.

A Cinbesa apresentou a intenção de integração com soluções voltadas para cidades digitais. “Nosso objetivo é que cidadãos e servidores possam entrar no portal da Cinbesa e, com uma única senha, navegar por todos os serviços digitais do município”, informou o diretor de sistemas de informação da Cinbesa, Valber Braga Cordeiro.

Fórum permanente

Durante a reunião, a Companhia também foi convidada a firmar com o Serpro um Termo de Confidencialidade e Sigilo (NDA), para que se tenha um fórum permanente de discussão tecnológica e conhecimento das soluções disponíveis para a modernização da gestão pública, acompanhando as ações nas quais o Serpro tem participação nacional, juntamente com outras entidades tecnológicas do país.

Para isso, será assinado um termo de confidencialidade entre as partes, para que as conversas relacionadas a serviços e negócios de interesse mútuo sejam tratadas visando exclusivamente aos objetivos dos convênios ou acordos entre as partes.

Avanço

Participar do fórum representa o avanço da política da Cinbesa, que discutirá soluções tecnológicas em nível nacional, visando aproveitamentos de soluções. “Este ano, Cinbesa e Serpro têm intensificado as conversas com interesse no avanço de entendimentos para a prestação de serviços e possiblidades de parceria”, considera o analista de negócios do Serpro, Luiz Pedro Silva Santos.

Também participaram da reunião integrantes das gerências da Diretoria de Sistemas da Informação (DSI) da Cinbesa.

Veja também

Prefeitura disponibiliza serviços digitais para mais eficiência nos atendimentos em saúde de animais e pets

Graças aos serviços digitais da Prefeitura de Belém, tutores terão mais eficiência, agilidade e transparência nos atendimentos em saúde oferecidos aos seus animais. Na segunda-feira, 8, titulares e representantes da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda) e da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) definiram os serviços digitais destinados aos tutores de pets, assim como desenvolvimentos voltados para a própria gestão da Sepda.

Saiba mais »
Skip to content