Parceria entre Prefeitura de Belém e Serpro rende avanços tecnológicos e participação em fórum de tecnologia

A tecnologia está presente nas ações da Prefeitura de Belém, seja nos sistemas que auxiliam programas e projetos, seja no parque tecnológico que garante a conectividade e o armazenamento de dados. Pautada nessa linha, a Companhia de Tecnologia da Informação (Cinbesa) se reuniu, nesta terça-feira, 22, com representante do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), maior empresa pública de prestação de serviços de tecnologia da informação e principal provedor de soluções tecnológicas para o Estado brasileiro.

Parceria

Como resultado da reunião, houve a firmação de uma parceria entre as instituições, para duas soluções tecnológicas do Serpro de tipo Interface de Programação de Aplicação (API): Consulta CPF e Consulta CNPJ, necessárias para a integração dos sistemas da Cinbesa com banco de dados mantidos pela empresa pública, garantindo a automatização de processos.

A Cinbesa apresentou a intenção de integração com soluções voltadas para cidades digitais. “Nosso objetivo é que cidadãos e servidores possam entrar no portal da Cinbesa e, com uma única senha, navegar por todos os serviços digitais do município”, informou o diretor de sistemas de informação da Cinbesa, Valber Braga Cordeiro.

Fórum permanente

Durante a reunião, a Companhia também foi convidada a firmar com o Serpro um Termo de Confidencialidade e Sigilo (NDA), para que se tenha um fórum permanente de discussão tecnológica e conhecimento das soluções disponíveis para a modernização da gestão pública, acompanhando as ações nas quais o Serpro tem participação nacional, juntamente com outras entidades tecnológicas do país.

Para isso, será assinado um termo de confidencialidade entre as partes, para que as conversas relacionadas a serviços e negócios de interesse mútuo sejam tratadas visando exclusivamente aos objetivos dos convênios ou acordos entre as partes.

Avanço

Participar do fórum representa o avanço da política da Cinbesa, que discutirá soluções tecnológicas em nível nacional, visando aproveitamentos de soluções. “Este ano, Cinbesa e Serpro têm intensificado as conversas com interesse no avanço de entendimentos para a prestação de serviços e possiblidades de parceria”, considera o analista de negócios do Serpro, Luiz Pedro Silva Santos.

Também participaram da reunião integrantes das gerências da Diretoria de Sistemas da Informação (DSI) da Cinbesa.