Cadastro de pequenos comerciantes de Outeiro e Cotijuba garante organização do segmento

Promover a cidadania e reconhecer a importância dos permissionários do município é prioridade para a Prefeitura de Belém. Uma das ações em andamento é a inclusão de comerciantes e vendedores das ilhas de Outeiro e Cotijuba no sistema de gestão SIGSECON, desenvolvido para a Secretaria Municipal de Economia (Secon) pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa).

“O cadastro dos permissionários nesse sistema é uma forma de promover a economia local, dando atenção às regras de prestação de serviço. É umas das contribuições tecnológicas que beneficiam a população e gestão municipal”, afirma o presidente da Cinbesa, Antônio Paracampo.

Praticidade – O cadastro de permissionários de Outeiro e Cotijuba em banco de dados contribui para sua própria organização, assim como para o controle da atividade, por meio do ordenamento público.

“O reconhecimento dessas pessoas de forma integrada em todo sistema é de extrema importância. Através do sistema quem é permissionário nas ilhas do Outeiro e Cotijuba também vai ser reconhecido em Belém. O sistema também vem nos ajudar para que a gente tenha uma segurança maior também de cobrança”, afirma o agente fiscal da Agência Distrital de Outeiro (Arout), Josué Bandeira e Silva

Organização –  O sistema SIGSECON já tem o cadastro de permissionários das feiras, mercados e também do comércio em vias públicas em Belém. “A implantação do sistema em Outeiro e Cotijuba contribuirá com a Secon para a organização e controle das atividades realizadas pelos permissionários nestes distritos”, afirma o gerente de Negócios da Cinbesa, Roberto Souza.

A apresentação e disponibilização do sistema à Arout ocorreu oficialmente na sexta-feira, 11, quando seus servidores passaram a utilizar o sistema para reorganização dos comerciantes permissionários em um banco de dados.