O que você procura?

Governo Lula e Prefeitura discutem transferência de tecnologias em gestão e inovação

• Atualizado há 9 meses ago

A eficiência na gestão e a inovação tecnológica pautaram a reunião entre Governo Federal e Prefeitura de Belém (PMB), nesta quinta-feira (11), na Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa). Na prática, foram as discussões iniciais para transferir tecnologia do poder executivo federal para os governos municipais, Belém incluída.

Estavam na reunião o secretário de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Roberto Pojo; o diretor-geral da Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Secont), Marcos Damasceno; o presidente da Cinbesa, Antônio Paracampo, e ainda diretores e gerentes desta companhia.

Parceria

O representante do Governo Federal colocou-se à disposição para que a Prefeitura receba toda a orientação relativa à transferência de tecnologia em gestão e inovação no âmbito do governo federal. “O Governo Federal está oferecendo uma série de soluções para a Prefeitura nessa parte de transformação digital, principalmente dentro do Processo Eletrônico Nacional. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por exemplo, traria para a Prefeitura vários ganhos, inclusive no aspecto da sustentabilidade”, afirmou o secretário Roberto Pojo.

Plataformas

Além do SEI, há possibilidade de a plataforma e-GOV do Governo Federal ser utilizada como a plataforma de segurança e integração de todos os dados e aplicações do município de Belém. “É importante destacar que o serviço de segurança e integração também está sendo implementado por tecnologia municipal, e em breve será disponibilizada para os órgãos de Belém, viabilizando a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no município”, informou o presidente da Cinbesa, Antônio Paracampo.

Transformação Digital 

Dentre os desenvolvimentos da Prefeitura de Belém apresentados ao secretário federal, citou-se a plataforma Agiliza Belém, que reúne todas as aplicações e serviços disponibilizados à população pelas secretarias e órgãos municipais.

De forma que Belém gera tecnologia e também tem a base para receber transferências: o processo de Transformação Digital da Prefeitura de Belém já é realidade graças a sistemas e plataformas que visam à eficiência administrativa com a digitalização de processos e acesso a serviços da gestão municipal.

Veja também

Prefeitura disponibiliza serviços digitais para mais eficiência nos atendimentos em saúde de animais e pets

Graças aos serviços digitais da Prefeitura de Belém, tutores terão mais eficiência, agilidade e transparência nos atendimentos em saúde oferecidos aos seus animais. Na segunda-feira, 8, titulares e representantes da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda) e da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) definiram os serviços digitais destinados aos tutores de pets, assim como desenvolvimentos voltados para a própria gestão da Sepda.

Saiba mais »
Skip to content