Servidores municipais recebem qualificação para uso do sistema de gestão eletrônica de documentos

• Atualizado há 2 anos ago

Criar condições de universalização do uso do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (GDOC) na gestão municipal é o objetivo do curso promovido pela Secretaria Municipal de Administração (Sead), em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa). A atividade é desenvolvida pela Universidade Livre da Amazônia(Ulan) e a Escola de Gestão Pública(EGP).

A secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes e o presidente da Cinbesa, Bruno Batista, receberam os servidores que participam da primeira turma nesta segunda-feira, 22. “É uma estratégia que se reveste em cuidar das pessoas. pois o que tramita no GDOC não são só processos, mas sim vidas”, explica a titular da Semad. Ela ressalta, que o curso permitirá que mais servidores utilizem o sistema.

Bruno Batista informa que o objetivo é dinamizar e tornar mais eficiente o processo administrativo e o serviço público. Ele acredita que a importância do curso é a expansão dos sistema.

Curso específico para servidores municipais

A aula inaugural ocorreu no auditório da Faculdade Estácio FAP e o curso se estenderá até a sexta-feira, 26. Foram montadas quatro turmas de servidores municipais, contendo 25 alunos, cada, divididos em funcionários das secretarias de Educação (Semec), Meio Ambiente(Semma), Habitação (Sehab), Urbanismo (Seurb), Administração (Semad), além da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), Banco do Povo de Belém, Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores (Iasb), Ouvidoria Geral do Município(OGM), Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e Defesa Civil (Condec).

No decorrer da semana será apresentado o portfólio dos sistemas da prefeitura municipal de Belém, geridos pela Cinbesa, seguido dos conteúdos do módulo: Introdução ao Gdoc, criar um processo, anexar arquivos, encaminhar um processo, entre outros. Também serão aplicados exercícios em prática dos tópicos estudados, contando com uma equipe de suporte aos servidores para auxiliar nas dúvidas e consultas.

A servidora da Semec, Joleni Bencide, se mostrou animada para participar da capacitação ao sistema GDOC. ” Eu sei usar um pouco o GDOC, mas quero aprofundar esse conhecimento e aperfeiçoar o meu trabalho”, assegurou.

Texto: Carolina Boução