Semad promove cursos e atividades variadas durante o mês de novembro

• Atualizado há 8 meses ago

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) promove uma série de atividades voltadas para a formação, acolhimento e lazer dos servidores municipais de Belém. Esta semana, iniciou-se o curso Relações Étnico-Raciais e Políticas Afirmativas, realizado em parceria com a Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant), até o dia 22 deste mês.

O objetivo do curso é apontar os marcos legais que culminaram em políticas públicas para as populações negra e indígena, a partir das ações dos movimentos sociais, principalmente no período de redemocratização do país.

Participam da formação 50 servidores de diversas secretarias e coordenadorias: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Guarda Municipal de Belém (GMB), Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (IPMB), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores (Iasb), Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS), Ouvidoria Geral do Município (OGM), Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), Semad e Coant.

Incremento – Os cursos ocorrem em consonância com o Programa de Valorização do Servidor. As programações são desenvolvidas em parceria com a Universidade Livre da Amazônia (Ulan) e a Escola de Gestão Pública (EGP).

“Nossas atividades formativas estão avançando. Isso é muito produtivo para o servidor, que poderá complementar os seus saberes e sua visão de mundo”, destacou a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes.

Programação – Ao longo desta semana, os servidores da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) estiveram na sede da Semad, para participar do curso Rotinas e Ferramentas Tecnológicas Utilizadas nas Unidades da Sefin, com o objetivo de garantir que todos os contribuintes sejam atendidos de forma eficaz e humanizada, em todas as unidades de atendimento.

Nesta quinta-feira,18, a equipe da Semad recebeu o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Brazão, e representantes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), para discutir o Plano de Arborização de Belém e, também, como os servidores podem ajudar a transformar a capital paraense em uma cidade mais verde.

Durante dois dias, a equipe da Semad, por meio do Núcleo de Acolhimento, esteve na Secretaria Municipal de Educação (Semec) com o curso A Porta de Entrada é Sua, voltado para os servidores do protocolo da Secretaria. O projeto visa realizar a escuta sensível, a vivências e a reflexões coletivas sobre os desafios e possibilidades no atendimento ao público dos órgãos da Prefeitura Municipal de Belém, na perspectiva de que tenham melhores condições de lidar consigo, com os outros e com os desafios cotidianos enfrentados pelos servidores.

Na próxima semana, de 22 a 26 de novembro, será ministrado o curso Habilitação em Sistemas de Informações da PMB-Módulo Gdoc, promovido pela Semad juntamente com a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Faculdade Estácio Fap.

Ao todo serão quatro turmas de 25 alunos em cada uma. O curso destina-se a criar condições de universalização do uso da ferramente Gdoc na gestão municipal, além de possibilitar e aperfeiçoar o sistema de gestão de documentos de uso do Gdoc aos servidores municipais.

Humanização – Nos dias 29 e 30 de novembro, será realizado em Mosqueiro o curso Educação Humanizada para Humanizar: Saúde Integral de Servidoras e Servidores de Mosqueiro. A intenção é promover um encontro na perspectiva de acolher e criar um espaço de educação continuada, voltada para humanização dos servidores que cuidam de Mosqueiro.

Os cursos citados serão realizados de forma contínua também em 2022, para a consolidação dos temas e domínio das ferramentas e abordagens de valorização dos servidores municipais.

Texto: Carolina Boução

Veja também

Skip to content