Desde a última terça-feira, 1º de novembro, os serviços oferecidos pela Prefeitura de Belém por meio de suas secretarias, estão disponíveis no site Agiliza Belém de forma mais acessível, simples e transparente.
A nova plataforma oferece a carta de serviços da Prefeitura reunindo os serviços oferecidos pelos órgãos municipais à população de Belém, com o objetivo de reduzir o deslocamento dos cidadãos aos órgãos públicos, oferecer mais agilidade e padrão de qualidade no atendimento às demandas pelas atividades desenvolvidas pelo município.
Entre os serviços oferecidos estão o resgate e castração de animais, autorização e licenças para eventos em espaços públicos, agendamento para o passe fácil estudantil, entre outros.
“É um portal onde o cidadão encontra informações sobre os serviços dos órgãos municipais, de forma dinâmica, interativa e prática. É uma evolução das cartas de serviços da Prefeitura”, comentou a Ouvidora-Geral do Município de Belém (OGM), Márcia Kambeba.
O desenvolvimento do site foi feito pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa). Segundo o presidente da Cinbesa, Bruno Batista, a criação do Agiliza reforça também o trabalho da gestão municipal em transformar Belém em referência de Cidades Inteligentes do Brasil.
“O Agiliza foi pensado pelos técnicos da Cinbesa e incluído no Programa Belém Inteligente, por ser um instrumento de desburocratização dos serviços”, afirma.
A plataforma Agiliza Belém já está disponível para acesso.
Transparência – A plataforma é coordenada por um Grupo de Trabalho, instituído por meio de portaria, formado pela Cinbesa, OGM, Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) e pelas Secretarias Municipais de Controle, Integridade e Transparência (Secont), de Finanças (Sefin) e de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep).
Com a aprovação da proposta pelos dois órgãos de controle municipal, Secont e Ouvidoria, formou-se o grupo de trabalho reunindo algumas secretarias para discussões sobre o projeto e, posteriormente, o site foi colocado em prática.
O Agiliza Belém é mais um meio para a Prefeitura de Belém atuar com transparência e oferecer o melhor serviço à população.
A criação da plataforma é um cumprimento às leis federal e municipal que instituem a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços oferecidos pela administração pública.
“O grande desafio não é criar uma carta de serviços, mas garantir uma desburocratização e a aplicação dos serviços prestados. Ela tem como gestão a Secont e a Ouvidoria, mas também temos um grupo de trabalho com outras secretarias municipais, como Cinbesa, Sefin, Segep e Comus”, explicou o titular da Secont, Luiz Araújo.
Portal PMB – O novo portal da Prefeitura de Belém, gerenciado pela Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), também passou por reformulações. Além do layout, com a nova identidade visual, o portal tem uma área de busca para serviços, notícias relativas à Prefeitura, itens sobre a transparência dos serviços e forma mais organizada do conteúdo do site.
O topo do portal apresenta atalhos para os principais serviços realizados pela PMB e recursos de acessibilidade para navegação no site.
Além disso, mudou a plataforma tecnológica de hospedagem, ação fundamental para a manutenção de critérios de segurança. Assim como o portal, todos os sites de secretarias da PMB têm o campo de buscas por serviços.
A área da carta de serviços do portal permite escolha de perfil do usuário e modalidade do serviço e também é possível acessar com um clique os sites dos órgãos com serviços mais demandados.
Entre estes estão a Secretaria de Finanças (Sefin), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Urbanismo (Seurb) e Secretaria de Saneamento (Sesan).
A Comus, que gerencia o Portal da Prefeitura, poderá sugerir o acréscimo de novas informações, assim como sugestões de conteúdo.
Texto:
Prefeitura Municipal de Belém
Colaboração:
Victor Miranda
Colaboração:
Lucas Damasceno