Gestão municipal avança em eficiência e modernização com sistemas e serviços da Cinbesa

A Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) apresenta, no Dia Mundial da Internet, ações desenvolvidas que beneficiam a população e a gestão da Prefeitura da Nossa Gente.

Celebrado em 17 de maio, o Dia Mundial da Internet foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para evidenciar a importância e possibilidades da rede para as sociedades.

Por intermédio da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), a Prefeitura Municipal de Belém promoveu, até dezembro de 2021, a remodelação de 26 sites de órgãos municipais, com interface mais didática e intuitiva, ajudando cidadãos e servidores em busca de serviços e informações dos órgãos.

A Cinbesa também é responsável por diversos sistemas que agilizam a administração pública municipal e influem positivamente na qualidade de vida da população.

Vacinação – Em 2021, quando começou a vacinação contra a covid-19, a Cinbesa desenvolveu o sistema de cadastro para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, possibilitando que fossem vacinadas em domicílio. Utilizado pelo Departamento de Vigilância à Saúde da Sesma, o sistema registrou mais de 7 mil usuários na vacinação contra a covid-19.

Estabilidade e produtividade – O sistema Gdoc gerencia documentos produzidos pelos órgãos da PMB. Até dezembro de 2021, ele possibilitou a geração de mais 140 mil processos apenas no primeiro ano de gestão da Prefeitura.

Segundo Waldizete do Vale, servidora da gestão de Recursos Humanos na Semad, “o Gdoc é bem mais rápido e estável que o sistema anterior, e toda a Prefeitura visualiza os processos”.

Além da questão da estabilidade e qualidade, o Gdoc proporciona economia e produtividade. Assessora da Semad há um ano, Camila Almeida destaca “a importância do digital para a economia do papel, porque com o digital a gente digitaliza e anexa o documento, sem precisar imprimir. Isso facilita a produção de mais processos e agiliza o tempo”.

Em um canal direto com usuários, a Cinbesa implantou, em junho de 2021, a Central de Atendimento, com equipe que presta suporte via e-mail sobre manutenção, correções e atualização dos sistemas a partir de informações pessoais e local de trabalho dos servidores que utilizam os sistemas.

Fibra óptica – Ainda em 2021, mais de 40 km de fibra óptica foram lançados, totalizando 187 km na malha da infovia instalada da Prefeitura Municipal de Belém, compartilhada com o Governo do Estado, atendendo demandas de mais de 40 órgãos da PMB. A Infovia Belém permite o acesso à internet e aos sistemas de informação hospedados no Data Center da Cinbesa.

Visando expandir o acesso à internet de qualidade – um instrumento a mais no aprendizado dos alunos –, foi firmado contrato entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Cinbesa.

O presidente da Companhia, Bruno Batista, afirma que “em relação ao contrato firmado, a Cinbesa está responsável pela implantação de fibra ótica em 70 escolas municipais e fornecimento de equipamentos, colocando à disposição de professores e alunos da rede pública municipal uma internet de alta velocidade. Inclusive, o ‘Projeto de Fibra-Óptica, Rádios Wi-Fi e Firewall’, primeiro passo para a execução do contrato, já foi enviado à Semec”.

PPA 2022-2025 – O Plano Plurianual 2022-2025 (PPA) estabelece a inclusão digital para 100% dos estudantes da educação básica, no âmbito do objetivo “acesso e permanência à educação, de forma integral, inovadora e com qualidade social referenciada”.

É previsto que 80% do plano seja efetivado em 2022, restando os outros 20% para o período 20223-2025. Além disso, o PPA estabelece a implantação de 220 pontos de acesso à internet para atender 100% da educação básica de Belém, sendo 184 pontos apenas em 2022.

A expansão da malha de fibra óptica também possibilita o acesso pelo conceito de conexões em anel, com redundância de acesso, possibilitando maior disponibilidade não só à internet, mas também aos sistemas hospedados no Data Center da Cinbesa.

A redundância de acesso com dupla abordagem de fibra óptica está disponibilizada nos Prontos-Socorros Mario Pinotti e do Guamá, no BRT, nas UPAs de Icoaraci e da Sacramenta.

Essas são algumas das ações, dentre muitas, que integram e conectam a Prefeitura de Belém, contribuindo e melhorando os serviços oferecidos às cidadãs e aos cidadãos, ao mesmo tempo em que tornam mais eficiente a administração do município.